Os Aneurismas de Aorta são dilatações anormais do tecido, que compõem esse vaso, maiores ou iguais a 50% do seu diâmetro normal. Essas dilatações anormais, provocam afilamento da parede, deixando-a mais frágil com risco de rutura e morte súbita.
Os sintomas são vagos e normalmente o dianostico é feito como achado de exame tais como, tomografia, ecocardiograma, raio-x. Quando há o diagnóstico o tratamento cirurgico é preventivo de complicações como a dissecção aguda e morte súbita.
Os aneurismas têm um componente genético e hereditário. Todo paciente que realiza essa cirurgia deve ter seus familiares investigados e acompanhados.
Os aneurismas são normalmente operados preventivamente quando atingem 5,5 cm de diâmetro na angiotomografia de aorta. Mas, há indicações mais precoces pelos antecedentes ou comorbidades associadas.
A cirurgia consiste em substituição do segmento da aorta doente por uma prótese sintética (Dacron). Em alguns segmentos desse vaso, a correção pode ser feita pela colocação de um "Stent" de maneira endovascular, por isso, quando há doença em uma porção da aorta, todo o vaso deve ser investigado.
Não deixe de cuidar da sua saúde.
Procure um profissional para tirar suas dúvidas.
Dr. Mauricio Basilio
Cirurgião cardiovascular
CRM - SP = 162.617 RQE = 87.561