Dor no peito, Coronária, "Ponte de safena" o que é? E porquê?

A dor no peito  ou angina é um sintoma que deve ser muito valorizado e sempre ter um médico para auxiliar no diagnóstico. A aterosclerose é a inflamação do tecido da artéria e deposição de placas de cálcio na parede desse vaso sanguíneo, que pode levar a obstrução na passagem de sangue. Com as artérias do coração (Coronárias) a redução do sangue que chega no músculo cardíaco (isquêmia) podem provovar a dor no peito (angina).  


O diagnóstico anatômico é realizado principalmente por angiotomografia de aorta e cateterismo cardíaco, e os dianósticos funcionais são feitos principalmente pelo ecocardiograma e  cintilografia miocárdica e também a ressonâncica. 

O tratamento pode ser inicialmente inicialmente passa pelo tratamento clinico quando apresenta aterosclerose coronariana e podendo ser até tratamento invasivo, como a colocação de um "stent" na artéria obstruída ou cirurgia cardíaca, com a Revascularização miocárdica conhecida popularmente como ''pontes de safena". A cirurgia de  revascularização miocárdica (CRM) consiste em levar sangue para uma área em que o sangue chega com mais dificuldade devido a aterosclerose coronariana. 

Essa cirurgia permite a redução dos sintomas e também a redução dos riscos de infarto. 

A cirurgia pode ser realizada com o coração"batendo" ou com"parada controlada", o que nos chamamos de cirurgias com circulação extracorporea ou semcirculação extracopórea. A Circulação extracorpórea é a técnica que mantem o corpo con suas funções estáveis, enquanto o coração esta"parado" para que a cirurgia seja realizada.

Já nas cirurgias sem CEC, utilizamos um equipamento para deslocar e estabilizar o coração, para expor suas artérias e permitirem a realização da costura das "ponte". 

Quando falamos de veias safenas, que são condutos de sangue que estão localizados na região medial das coxas e pernas, servem como enxertos para essas "pontes",  e são as mais utilizadas em todo o mundo. 

Mas as safenas não sãs os únicos enxertos para as "pontes". utilizam-se também as artérias mamarias direita e esquerda, as artérias radiais direita e esquerda, artérias epigástrica inferior, e artéria gastroepiplóica. 

Todos esses condutos têm a função de levar o sangue para o coração que está necessitando de nutrientes para manter suas funções e reduzir os sintomas e os riscos de infarto.

Dr. Maurício Basílio 

Cirurgião Cardiovascular 

CRM - SP = 162.617/RQE = 87.561