Cirurgia do coração com "corte" pequeno é possível?

As cirurgias de incisões pequenas ou minimamente invasivas foram desenvolvidas ao longo  tempo para minimizarem as complicações do "trauma" operatório em todas as especialidades cirúrgicas.

As cirurgias cardíaca sempre foram conhecidas por serem realizadas com incisões grandes na região central do peito (Esternotomia Mediana), e isso se deve ao fato que o coração está anatomicamente protegido dentro da cavidade torácica, atrás do esterno, por ser um orgão sensível, que em qualquer intervenção cirúrgica necessitaria de sua abertura plena.

Hoje em dia, isso já não é mais uma regra. Com a tecnologia e a produção de instrumentais cirúrgicos delicados para acessos em cavidades menores e o auxilio de câmera.

Com essas cirurgias de incisões menores foram observadas uma melhora significativa na recuperação dos pacientes, e com isso, os cirurgiões cardíacos iniciaram essa jornada para realizar cirurgias com auxilio de câmeras e minimamente invasivas com grande sucesso.

Em cirurgia cardíaca a recuperação de pacientes com baixo risco cirúrgicos e vida econômica ativa com necessidade de retorno as suas atividades precoces ou elevado risco de complicações mais graves com redução do "trauma" cirúrgico tem sua indicação planejada e definida junto ao paciente.

As cirurgias valvares mitral e aórtica e as correções de CIA são as mais realizadas com essa alternativa. Há também a possibilidade de reconstrução da raiz da Aorta (Bentall de bono)

Com o planejamento pré-operatório adequado a cirurgia cardíaca pode ser realizada com muita segurança.