Cirurgia cardiaca

Doença Coronária

A Revascularização Miocárdica, conhecida como cirurgia de "ponte de safena˜, é um procedimento que consiste em levar sangue (bypass) para áreas do coração que o sangue chega com dificuldade (isquêmicas), devido a obstruções por placas ateroscleróticas das artérias que irrigam o coração(Coronárias), podendo provocar dor no peito (angina), falta de ar e infarto.

Tratamento valvar Mitral e Aórtico

As cirurgias das valvas do coração são realizadas para reduzir os riscos de alterações anatômicas e consequente insuficiência cardiaca. Podem ser corrigidas com cirurgia de plástica da válvula ou sua troca por uma prótese(biológica ou mecânica). As cirurgias podem ser convencionais ou minimamente invasivas (incisões pequenas ou endovasculares).

Cirurgias Minimamente invasivas(MICS) e Endovascular

Pequenas incisões promovem, além de uma melhora estética, um ganho importante no pós-operatório. Reduzem risco de sangramento, tempo de recuperação em UTI e permanência hospitalar. Muitos pacientes se beneficiam com essa técnica e têm o retorno de suas atividades mais rapidamente.

Aneurismas de Aorta

Os aneurismas de aorta são dilatações anormais da aorta que provocam a diminuição da espessura da parede deste vaso elevando o risco de rutura. Necessitam de avaliação e de tratamento adequado, afim de reduzir o risco de complicações e de morte súbita. Pode ocorrer em qualquer segmento da artéria aorta.

Cardiopatias Congênitas

A doenças cardíacas congênitas são de especial atenção e necessitam de tratamento adequado. Quando há definição cirúrgica para a criança, o acolhimento do paciente e de seus familiares são importantes para um bom resultado. - Comunicação interAtrial - CIA - Comunicação interVentricular - CIV - Doença de Fallot

Marcapasso

Alterações na frequências cardiaca e alterações nos sistemas de condução cardiaco podem provocar sintomas e devem ser avaliados para definição de tratamento com marcapasso. Os marcapassos são programados para regularizar essas alterações para promover melhor funcionamento do coração e melhora na qualidade de vida.